Livros publicados

Iniciei a minha trajetória na letras em janeiro de 2018 com a ficção trilogia Bastidores, embora Lindos Passarinhos - Sempre Juntos 68 tenha sido publicado primeiro em setembro de 2018, cujo lançamento e autógrafos ocorreu em 29 de setembro. 

A seguir, o livro 1 da trilogia Bastidores -Instintos Aflorando, publicado ainda em 2018, teve seu lançamento em 2019 em São Paulo no dia 06 de julho e no Rio de Janeiro em 27 de julho. 

Produzido em 2019, a obra Doar - Um Ato de Amor teve seu lançamento no Rio de Janeiro em 24 de novembro.

Mostrando disposição e mente aberta para novos estilos, está em fase de planejamento o quarto livro, Fechei o Gol - Paulo Victor Flu, que contará estórias da trajetória do ídolo tricolor carioca da década de 1980. Aguardem!

Este livro resgata e homenageia por meio de uma ficção, inúmeros relatos reais de uma turma muito especial cujos laços fraternos completaram cinco décadas neste ano de 2018. Essa viagem ao passado é feita ficcionalmente por Renan, um piloto privado com mais de trinta anos de experiência.

Durante um voo, ele tem lembranças de estórias por ele vivenciadas ou contadas por amigos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar. Oriundos de todas as partes do país, com diferenças culturais regionais, foram reunidos naquela Escola centenas de jovens que somente tinham em comum a busca pelo mesmo ideal - Voar!

O livro narra as peripécias de alguns adolescentes daquele grupo, mostrando situações do cotidiano escolar vivenciadas por todos com humor, decepções e descobrimentos fora do ambiente familiar. Em terra estranha e, pela primeira vez, longe dos olhos vigilantes de seus pais, inúmeras descobertas e experiências acabaram por enriquecer e solidificar a união entre eles.

Terminado o curso, alguns tomaram destinos diversos, outros seguiram juntos por um tempo. Entretanto, a Vida, com seus indecifráveis caminhos e desígnios, tratou de distanciar quase todos; mas nunca os separou, de tal forma, que, após cinquenta anos, permanece íntegro o lema daquele grupo de adolescentes - Sempre Juntos 68.

A trama Bastidores - Instintos Aflorando é desenvolvida pela marcante insurgência de instintos reprimidos que insistem em se manifestar no comportamento das personagens. Em cada ação, os desejos contidos vão imprimindo novas facetas em cada participante da estória ficcional, permeando sabores diversos na abordagem de temas complexos e polêmicos com resultados inesperados ao leitor.

A partir das lembranças de Artur e Teresa, as personagens, resolvidas a encontrarem e realizarem seus desejos mais íntimos, vão traçando seus destinos. O desenvolvimento dos dramas individuais é recheado de diálogos diretos, em linguagem coloquial, evidenciando o aflorar dos instintos, modificando suas posturas.

Ao aflorarem, os instintos dão expressão invulgar de seus objetivos ao transpassarem por temas como traição, preconceito, prostituição, relacionamento homossexual, sadomasoquismo e troca de casais. Estimula a reflexão ao navegar por doutrinas e conceitos de incorporação espiritual, transtornos do sono, vidas pretéritas e espiritualidade.

A narrativa induz o leitor a identificar em si próprio como se manifestam certas vontades mantidas em segredo. Desta maneira, poderá entender as intrincadas disputas psicológicas que resultam na postura e no comportamento das personagens.

Na antiga Grécia, filósofos lançavam teorias para modelagem de uma sociedade perfeita e justa. Com base na virtude, a humanidade organizada seria própria para o homem alcançar a sua felicidade. Utopia?

Séculos depois, outros filósofos descrevem o que seria a base do jusnaturalismo, onde na sua fase inicial, o homem poderia usar de todos os meios ao seu alcance para garantir a sua existência e a dos seus, considerando a Vida o seu direito maior e consequente à sua natureza. Ainda na fase primitiva, na sua organização inicial, o Estado foi criado e legislou a proteção dos seres humanos, vindo a ser incorporada à Declaração Universal dos Direitos Humanos, que impõe no art. 3° - "Todo indivíduo tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal".

Entretanto, qual o caminho a ser trilhado quando o Estado é omisso nas suas atribuições e deixa o seu tutelado à mercê das intempéries da vida? O que fazer quando o "Estado protetor" se torna inadimplente com suas atribuições, assumindo a faceta monstruosa do desmazelo com as pessoas que dele precisam?

Doar - Um Ato de Amor leva o leitor a conhecer os bastidores de um Projeto Social que acolhe crianças e adolescentes sem a devida proteção social e revela o esforço de algumas pessoas que, com elevada compaixão e solidariedade, estão possibilitando a renovação da esperança de um futuro mais digno a pequenos desvalidos, esquecidos pelo Poder Público.

Fechei o Gol - Paulo Victor Flu

previsão para maio 2020

Amor pelas letras - na leitura e na escrita

© 2019 RICARDO NOGUEIRA | Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora